IEEE1584 atualizada em 2018? Seu estudo contempla essa atualização?

~Parte 1: Conscientização~

Artigo por:

Carlos Brito

Eng. Eletricista

Se há algo muito importante para os projetos da área elétrica (e de diversas outras áreas) é a atualização das normas que regem tais projetos. E isso tem sua importância devido a várias questões, tais como:

  • Observação da aplicação das normas e identificação de erros e/ou melhorias nas metodologias utilizadas;

  • Criação de novas tecnologias;

  • Novos equipamentos no mercado etc.;

Embora nem sempre é possível acompanhar essas atualizações, muitas delas possuem grande impacto nos trabalhos anteriormente realizados.

Nos últimos anos, há uma crescente preocupação com os efeitos do arco elétrico. E isso é natural, observando a quantidade de acidentes de origem elétrica que envolvem os colaboradores da área elétrica da indústria, e até, de pessoas nos lares.

Segundo o Anuário Estatístico de Acidentes de Origem Elétrica 2023, Ano base 2022, realizado pela Abracopel, para os acidentes envolvendo CHOQUE ELÉTRICO (e aqui também se engloba ARCO ELÉTRICO) a nível NACIONAL, o número é de 853 vítimas totais, sendo dessas 592 vítimas fatais. A efeito de comparação, apresentado no mesmo documento, no ano de 2021 o número de vítimas totais foram de 898, sendo 674 vítimais fatais.

Já para os acidentes de incêndios provocados por SOBRECARGA OU CURTO-CIRCUITO (também podendo ser causados por ARCO ELÉTRICO) na instalação elétrica a nível NACIONAL, tem-se uma quantidade de 874 vítimas totais, com 55 vítimas fatais. No ano anterior as vítimas totais foram de 637, com 47 vítimas fatais.

Em um dos comentários a respeito da quantidade de acidentes, a Abracopel afirma que:

“...Esses acidentes nos fazem refletir que as instalações elétricas estão "mal dimensionadas" ou não sofrem revisões periódicas, acarretando situações de sobrecarga, não sendo protegidas pelos dispositivos corretamente.

Um disjuntor dimensionado corretamente para o condutor não deixará a sobrecarga ou o curto-circuito evoluir para o aquecimento e posterior princípio de incêndio...”. (destaques realizados por mim)

Nessa afirmação, temos de forma implícita questões que envolvem o arco elétrico e seus efeitos, embora não comentado diretamente: Sobreaquecimento da instalação, instalações mal dimensionadas ou que não sofrem revisões periódicas etc. Esses fatores influenciam ou podem ser consequência de acidentes envolvendo arco elétrico.

Sendo assim, para o que exatamente quero chamar a atenção sobre a atualização de 2018 da IEEE1584?

Antes de discorrer a respeito das mudanças que envolveram a atualização da norma e porque é tão importante atualizá-la, quero conscientizá-lo que um desses números de acidentes apresentados anteriormente poderia (ou pode) ser do seu ambiente de trabalho.

Vamos ser francos, nenhuma norma prevê tudo o que pode acontecer ou dar todas as garantias que nada grave ou leve acontecerá. Aliás, as próprias vestimentas resistentes à fogo repentino entram nessa categoria (podemos abordar o assunto em outra ocasião).

Porém, na parte 2 desse artigo, vamos entender um pouco mais dos objetivos de um estudo de energia incidente e os principais conceitos que o envolvem, para então entendermos por que é tão importante atualizá-lo.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

DE SOUZA, Danilo Ferreira; MARTINHO, Edson; MARTINHO, Meire Biudes; MARTINS JR. Walter Aguiar (Org.). ANUÁRIO ESTATÍSTICO DE ACIDENTES DE ORIGEM ELÉTRICA 2023 – Ano base 2022. Salto-SP: Abracopel, 2023. DOI: 10.29327/5194308

E se você deseja conhecer mais sobre a SCJ Engenharia, precisa de consultoria e estudos elétricos, reunião para apresentação da empresa, entre em contato para conversarmos a respeito de suas necessidades. Estou à disposição para ajudá-lo.

Caso você queira ler esse artigo e não saiba o que é a norma IEEE1584, segue uma breve explicação: Ela é a norma internacional mais utilizada para os cálculos referentes a arco elétrico e energia incidente, na qual seu range de cálculo envolve a grande maioria das instalações elétricas industriais. Todo estudo de arco elétrico e energia incidente, onde a instalação elétrica possui range de tensão alternada entre 208V e 15000V utiliza essa norma para os devidos cálculos. Com um esclarecimento básico no início, podemos seguir com o artigo.

Sobre a Empresa

A SCJ Engenharia é uma empresa especializada em estudos de arco elétrico e energia incidente, estudos elétricos e proteção de sistemas. O objetivo é simples: Entregar bons trabalhos! Realizar estudos com precisão, diligência e comprometimento, buscando atender às necessidades específicas de cada cliente com transparência e manter boas relações nas parcerias.

A empresa abrange uma gama de estudos elétricos com o objetivo de colaborar com os clientes, oferecendo material e consultoria que contribuem para a segurança e eficiência de suas instalações elétricas.

Ficou com alguma dúvida ou deseja entrar em contato para um orçamento? É só clicar em algum dos ícones abaixo de sua preferência!