IEEE1584 atualizada em 2018? Seu estudo contempla essa atualização?

~Parte 2 - Conceitos principais~

Artigo por:

Carlos Brito

Eng. Eletricista

Na parte 1 do artigo, cheguei a falar sobre alguns pontos que apresentam a importância de atualizar os projetos existentes com a atualização de normas regulamentadoras. Alguns dados de acidentes no Brasil, levantados pela Abracopel, causados por sobreaquecimento e curto-circuito nos mostram que estamos lidando com algo realmente perigoso, e não apenas para seguir um protocolo ou regra e estar quites com a fiscalização de NR-10, por exemplo.

Eu havia dito que neste presente artigo ia explicar sobre alguns conceitos principais sobre o estudo de energia incidente e o que ele envolve. E bom...eis-me aqui. Vamos lá.

Antes de tudo, quero afirmar que o objetivo desse artigo não é apresentar comparações detalhadas entre as versões da norma ou mostrando dados técnicos de forma demasiada. Quero atualizá-lo naquilo que é o mais essencial e que possa convencê-lo de forma objetiva a buscar a atualização do estudo. Caso haja uma necessidade de fazer comparações e mostrar dados, podemos fazer isso em um momento futuro.

Enfim, a IEEE-1584 é uma norma internacional que propõe as formas de cálculo do arco elétrico e energia incidente. Com vários parâmetros elétricos e estruturais dos equipamentos de seccionamento, o objetivo é calcular as principais informações de interesse para cada ponto de análise: A energia incidente e o Limite de Aproximação Segura (LAS).

Em ocorrências de curto-circuito com potência tal que rompe a rigidez dielétrica do ar ou a parede isolante entre dois polos energizados, forma-se um fenômeno chamado arco elétrico. A Energia Incidente, como o próprio nome diz, é a energia liberada através do arco elétrico que incide sobre alguém ou algo. A energia incidente é o parâmetro utilizado para definir a vestimenta adequada para proteger a pessoa vítima dessa energia.

O LAS (Limite de Aproximação Segura) é a distância mínima na qual uma pessoa sem as vestimentas adequadas à intervenção deve estar para que, na ocorrência de um arco elétrico, o nível de energia incidente não cause uma queimadura de segundo grau profunda. Importante notar que não significa que a pessoa não será ferida com queimadura, mas que essa queimadura será, no máximo, uma queimadura de segundo grau curável. O valor referência para tal definição é de 1,2 cal/cm². Além disso, a sugestão é sempre que, dentro do LAS, se esteja com as vestimentas indicadas pela análise de risco, mesmo que esteja um tanto longe da distância de trabalho. A distância de trabalho também faz parte do cálculo da energia incidente.

Bom, mas e quanto às alterações ocorridas na atualização da IEEE1584?

Como passamos por alguns conceitos básicos, escreverei mais especificamente na parte 3 do artigo as principais mudanças na norma. Porém, o que é possível antecipar sem entrar tanto em detalhes é que a norma mais atualizada, a IEEE1584-2018 possui parâmetros a mais nos cálculos que preveem situações não contempladas anteriormente na sua versão 2002.

Esses parâmetros podem ser decisivos para identificar painéis com uma energia incidente muito maior do que se fossem calculadas na norma anterior, o que pode causar um grande problema para futura análise, se necessário, além de expor funcionários a perigos iminentes sem uma análise mais precisa.

Na parte 3 desse artigo, falarei das principais diferenças entre a IEEE1584-2002 e a IEEE1584-2018.

Quero lhe dar os motivos para convencer-lhe da importância de verificar se o seu estudo está atualizado. Ou caso necessite realizar o estudo, busque empresas de engenharia com conhecimento técnico que façam isso da melhor forma para você, até porque, esse é um estudo base importante para o gerenciamento de risco da sua empresa.

E se você deseja conhecer mais sobre a SCJ Engenharia, precisa de consultoria e estudos de arco elétrico e energia incidente, estudos de proteção, reunião para apresentação da empresa, entre em contato para conversarmos a respeito de suas necessidades. Estou à disposição para ajudá-lo.

Caso você chegou nesse artigo e ainda não leu a Parte 1, sugiro voltar no menu e lê-lo, se assim desejar.

Caso você queira ler esse artigo e não saiba o que é a norma IEEE-1584, segue uma breve explicação: Ela é a norma internacional mais utilizada para os cálculos referentes a arco elétrico e energia incidente, na qual seu range de cálculo envolve a grande maioria das instalações elétricas industriais. Todo estudo de arco elétrico e energia incidente, com range de tensão entre 208V e 15000V utiliza essa norma para os devidos cálculos. Com um esclarecimento básico no início, podemos seguir com o artigo.

Sobre a Empresa

A SCJ Engenharia é uma empresa especializada em estudos de arco elétrico e energia incidente, estudos elétricos e proteção de sistemas. O objetivo é simples: Entregar bons trabalhos! Realizar estudos com precisão, diligência e comprometimento, buscando atender às necessidades específicas de cada cliente com transparência e manter boas relações nas parcerias.

A empresa abrange uma gama de estudos elétricos com o objetivo de colaborar com os clientes, oferecendo material e consultoria que contribuem para a segurança e eficiência de suas instalações elétricas.

Ficou com alguma dúvida ou deseja entrar em contato para um orçamento? É só clicar em algum dos ícones abaixo de sua preferência!